A Análise propõe uma avaliação mais ampla dos processos, do seu funcionamento e execução objetivando reconhecer as ferramentas que os integram, se a modelagem está adequada aos objetivos de cada um e também classifica-los em diferentes tipos.
Nesta fase identificamos os possíveis riscos, consequências e impactos dos processos sobre os clientes, fornecedores e outras partes interessadas do processo.
A partir da análise podemos proceder com modelagem dos processos de acordo com a necessidade do negócio como um todo e permitir que a empresa alcance os resultados desejados em cada um dos seus processos efetivamente.
A modelagem é uma etapa importante da automação, pois é na sua execução que os processos são realmente descobertos e desenhados. Além disso, é a fase mais adequada para realização de alterações no percurso dos processos visando a sua otimização.
Nesta etapa descobrimos os componentes essenciais e sensíveis em que as melhorias farão diferença, já que as mudanças tecnológicas permitem que o mesmo seja mudado no espaço ou no tempo, capacitando a organização a operar mudanças rapidamente, auxiliadas por modelos simulados, para gerar a melhor opção em desempenho dos negócios.
Após o mapeamento dos processos, sua análise e modelagem, podemos perceber oportunidades de melhoria, mudanças, tomar decisões mais assertivas, visando sempre o retorno financeiro do negócio.