O Sistema Fiergs é constituído pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), o Centro das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (CIERGS), o Serviço Social da Indústria (Sesi/RS), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/RS) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL/RS).
A liderança setorial do Sistema Fiergs inclui programas balizadores da indústria e do comércio, a exemplo do Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP/RS), fomentando capacitações e melhoria contínua em processos de gestão e produção.
Com diversos processos automatizados, a FIERGS é hoje um case de implantação do software Titanium na Área de RH. Entre os processos automatizados, destacam-se:
- Capacitação e Desenvolvimento Individual
- Caracterização de Acidente de Trabalho
- Exames Ocupacionais
- PPRA
- PREVIND
- Requisição de Estagiário
- Requisição de Pessoal
- Resilição Antecipada de Estagiário
- Solicitação de Demissão
- Solicitação de Férias
- Solicitação de Serviços SESMT
- Solicitação de Transferência
Entrevista com o Sr. Jairo Garin da GEPES (Gestão de Pessoas):
Em 2007 a Agens implantou o sistema de BPM Titanium, com o objetivo de otimizar as rotinas de RH. Quais foram os principais benefícios trazidos pela implantação deste sistema?
- Automação dos processos em Workflow
- Substituição dos formulários manuais por Formulários Eletrônicos
- Descentralização das saídas e entradas de dados com segurança
- Normatização e simplificação dos processos
- Agilidade e qualidade no fluxo de informações
Que outras áreas tiveram mudanças nas operações após a implantação dos sistemas?
- NSC - Núcleos de Serviços Compartilhados
- Associações, cooperativas
- Demais áreas da empresa (todas)
Quais são as maiores contribuições do sistema para a Entidade como um todo, fazendo um comparativo de como era antes da implantação e de como funciona hoje a gestão pessoas?
- Eliminação de retrabalho,
simplificação, descentralização e automação de tarefas
- Redução de pessoas
- Organização das tarefas de cada funcionário
- Melhor gestão dos processos através das informações e estatísticas geradas
- Melhoria dos indicadores de desempenho